Durante a nossa passagem por Bali, a rotina de todos acabou alterando um pouco! Além das aulas de capoeira durante a semana no Dojo Aora, sede da Escola Cultural Zungu Capoeira em Bali, nós organizamos e oficializamos o tradicional "suco com samba".
Sempre ao final dos treinos os alunos descem e seguem até uma pequena feirinha ao lado do espaço de aula para tomarem suco e jantar. Desta vez como de costume, todo suco virava samba de roda... Dava para se sentir no Brasil muitas vezes! As pessoas se aproximavam e se contagiavam com a musicalidade e a dança das meninas. Muito divertido!
Fez tanto sucesso que a Stella, uma espanhola que vive em Bali com o marido há alguns anos, convidou todos nós para um "churrasco" de peixe na sua casa dela, com samba! Foi muito bom... Um casal de portugueses que já viajaram o mundo todo e passaram um bom tempo estudando a capoeira no Brasil, se juntaram a nós. Uma brasileira que esta vivendo em Bali ensinando e se apresentando como sambista também se juntou a nós. Uma jornalista brasileira que esta fazendo uma matéria para um canal aberto brasileiro sobre a capoeira em Bali também, e assim o samba foi sendo formado!
A capoeira e o samba estão espalhados pelo mundo, e a sua força aproxima pessoas e torna a distância entre elas muito pequena... A indonésia é logo ali, Timor Leste é logo ali, e agora a India também pode ser logo ali...
Nenhum comentário:
Postar um comentário