Aqui você vai ler um pouquinho sobre a experiência que é levar malas cheias de capoeira, samba e cultura brasileira para o outro lado do mundo. E também o que traremos de lá.


BRASIL VISITA I - INDONÉSIA
BRASIL VISITA II - INDONÉSIA E TIMOR LESTE

BRASIL VISITA III - INDONÉSIA, TIMOR LESTE, MALÁSIA E FILIPINAS

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Boas vindas ao Timor Leste!

Chegar ao Timor Leste é sempre uma alegria. É a certeza de que viveremos momentos de muitas emoções. A agenda é sempre bem apertada com muitos compromissos, mas para nós é um grande prazer e uma honra enorme servir ao Timor Leste!

O trabalho, desde a nossa primeira passagem aqui, triplicou em quantidade e qualidade. O MAC, o projeto social que nos acolheu como grupo de capoeira e acolheu o Cacá como o Mestre responsável pelo trabalho com a capoeira aqui, está com 230 crianças e jovens inscritos na capoeira. Não é cobrada mensalidade, e todos os líderes são jovens órfãos do massacre e da recente guerra que o país viveu com a invasão indonesa. Uma voluntária americana chamada Ruth é a pessoa que ajuda a manter o trabalho, coordenando e dirigindo estes jovens.

Este ano o evento esta sendo patrocinado pela presidência da Republica do Timor Leste diretamente pelo presidente prêmio Nobel da paz José Ramos Horta, duas companhias aéreas, colégio internacional, além de ter cobertura completa da imprensa. Promete ser mais um evento histórico!

Chegamos ao aeroporto e quando saimos não encontramos ninguém! Ficamos uns dez (10) minutos esperando a Ruth ou algum aluno, quando chegou um rapaz procurando por nós. Era o motorista do presidente que veio nos buscar e estava esperando por nós na saída VIP do aeroporto, por isso o atraso e o desencontro!

Fomos levados ao hotel e em seguida ao MAC para o primeiro encontro com os jovens! sempre é uma festa quando nos reencontramos. É emocionante... Desta vez além dos jovens, muitos familiares nos aguardavam para o primeiro compromisso. Um Bate Papo com as crianças, jovens e responsáveis. Foi surpreendente a participação dos pais, não só através da presença, mas com perguntas sobre capoeira, Brasil e principalmente o futuro do trabalho em Dili.


 Como de costume a luz terminou no MAC e seguimos a programação no escuro, a luz de velas! Aula de bateria e canto e roda de abertura. Fantástico!!! muito bom viver tudo isso... Uma terra abençoada pelos capoeiristas antepassados... e como já foi dito por um dos indoneses que ficou abismado com tanta qualidade dos garotos e jovens: " uma fábrica de capoeiristas "... Assinamos embaixo!


Voltamos ao hotel após as atividades e um delícioso jantar de boas vindas preparado por um dos alunos avançados responsável pelo projeto, o Zumbi. Faz lembrar um pouco a nossa saudosa comida brasileira.


Agora descansar e se preparar para a intensa programação!
Salve Timor

2 comentários:

  1. Aeeee já estava sentindo falta das informações... dá vontade de vivenciar tudo isso junto de vcs!!!

    bjos esperamos ver as fotinhos e demais informações...

    Karen

    ResponderExcluir
  2. tb estava sentindo falta das fotos... rsrs... dá até para sentir a animação do pessoal!!! abs, saudade de vcs!!! bj Marcela

    ResponderExcluir