Malasia (Malaysia)
História e colonização:
Desde 1824 foi uma colônia do Reino Unido, e, entre 1942 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, foi ocupada pelo Japão. Em 1948 os britânicos formaram a Federação Malaia, que conseguiu a sua independência em 1957
Demografia e língua:
Malásia é uma sociedade multicultural, com malaios, chineses e indianos a compartilhar o país. Os malaios são a maior comunidade, atingindo 60% da população. Falam malaio (Bahasa Melayu) e são em grande parte responsáveis pela orientação política do país.
Religião:
O islã é a maior religião da Malásia, com 60.4% dos malaios praticando o islã. Esta também é a religião oficial do estado. Todos os malaios na Malásia são reconhecidos oficialmente como muçulmanos (a constituição da Malásia força todos os malaios a deixarem de serem oficialmente reconhecidos como malaios caso eles se convertam a outra religião). Apesar do islã ser a religião oficial do estado, a constituição garante liberdade religiosa. Outras religiões na Malásia incluem: budismo (19.2%, praticado principalmente por chineses), cristianismo (9.1%), hinduísmo (6.3%) e confucionismo, taoísmo ou outras religiões chinesas (2.6%).
Capital e Moeda:
Kuala Lumpur é a capital do pais e a moeda é o Ringgit Malaysian.
Filipinas (Pilipinas)
História e colonização:
Fernão de Magalhães, um navegador português a serviço do Rei de Espanha, descobriu as ilhas no século XVI, introduzindo-as ao cristianismo. Os espanhóis estabeleceram sua capital em Manila a partir de 1571, garantindo seu domínio por mais de trezentos anos.
Geografia e língua:
As Filipinas são um arquipélago de 7107 ilhas com uma área terrestre total de cerca de 300 mil km². Embora o idioma filipino tenha os seus fundamentos no tagalo, língua nativa predominante na região de Manila, também sofreu fortíssima influência do espanhol.
Religião:
As Filipinas são um dos dois países da Ásia de predominância cristã, sendo o outro Timor-Leste (ambos de maioria católica): mais de 90% da população é cristã. Cerca de 80% são fiéis da Igreja Católica Romana.
Capital e Moeda:
Manila é a capital do pais e a moeda é o Peso Filipino.
Indonesia (Indonesia)
História e colonização:
Restos fossilizados de Homo erectus, popularmente conhecido como O homem de Java, sugerem que a indonésia tenha sido habitada de dois milhões a quinhentos mil anos atrás, aproximadamente. A história da colonização holandesa da Indonésia começa no século XVII através da Companhia Holandesa das Índias Orientais, ao estabelecer na região a colónia das "Índias Orientais Holandesas.
Demografia, geografia e língua:
Segundo o censo nacional, a população indonésia ascende a uma estimativa de 222 milhões de habitantes. A Indonésia possui 17 508 ilhas das quais cerca de 6 000 são habitadas. As principais são Java, Samatra, Bornéu (compartilhada com a Malásia e o Brunei), Nova Guiné (compartilhada com a Papua Nova Guiné) e Celebes. A lingua oficial falada na Indonesia é o Bahasa Indonesio, mas cada ilha possui um idioma em particular.
Religião:
Diferentes religiões são praticadas no país, e sua influência na vida cultural, econômica e política do país é significativa. Aproximadamente 86,1% da população segue o Islã (constituídos por xiitas e sunitas), 8,7% da população é cristã (dentre os quais 3% são católicos), além disso, 3,4% é budista e 1,8% da população segue o Hinduísmo.
Capital e Moeda:
Jakarta é a capital do pais e a moeda é a Rupia Indonesa.
Timor Leste (East Timor)
História e colonização:
De acordo com alguns antropólogos, um pequeno grupo de caçadores e agricultores já habitava a ilha de Timor por volta de 12 mil anos a.C. O primeiro contato europeu com a ilha foi feito pelos portugueses quando estes lá chegaram em 1512 em busca do sândalo. Durante quatro séculos, os portugueses apenas utilizaram o território timorense para fins comerciais.
Demografia, geografia e língua:
A sociedade timorense conviveu durante quase três décadas com a opressão e a violência. Simultaneamente, exibiu uma capacidade de resistência e uma vontade de ser livre. Timor-Leste possui um território de 18 mil km², ocupando a parte oriental da ilha de Timor. De acordo com a Constituição de Timor-Leste, o tétum e o português têm o estatuto de línguas oficiais.
Religião:
As religiões praticadas no país são catolicismo (90%), islamismo (4%)[6], protestantismo (3%), hinduísmo (0,5%), além do budismo e do animismo (2,5%).
Capital e Moeda:
A moeda oficial timorense é, desde 2000, o Dólar dos Estados Unidos. A capital do pais é Dili.
Nossa! o que foi este post?? Um banho de cultura! Muito interessante saber um pouco da história de cada lugar... Não me surpreenderei se um dia os livros de história destes países dedicarem capítulos só para contar como a capoeira brasileira (de origem tão distante) chegou e se estabelceu em suas terras... Parabéns e continuem essa jornada com toda a dedicação demonstrada até aqui! A saudade começa a bater mais forte.. hehe Abraço Zunguzeiros!
ResponderExcluir