Aqui você vai ler um pouquinho sobre a experiência que é levar malas cheias de capoeira, samba e cultura brasileira para o outro lado do mundo. E também o que traremos de lá.


BRASIL VISITA I - INDONÉSIA
BRASIL VISITA II - INDONÉSIA E TIMOR LESTE

BRASIL VISITA III - INDONÉSIA, TIMOR LESTE, MALÁSIA E FILIPINAS

sábado, 28 de maio de 2011

Evento em Dili - Timor Leste

Depois de quase um (01) ano de espera o Timor Leste vai ter um novo batizado de capoeira! Um grande evento com a presença de onze (11) convidados e muitas personalidades importantes para o país. Mais uma grande oportunidade das crianças e jovens do MAC serem vistos e reconhecidos pela sociedade.

O dia começou calmo, porém com uma interessante atividade. Uma palestra social voltada para integração e igualdade social. "O papel da Capoeira como instrumento de unificação racial". Um bom público, convidados, crianças e jovens, ouviram atentamente as informações e a explanação do Cacá e no final fizeram suas perguntas para tirar dúvidas ou esclarecer algum ponto. A mensagem foi passada e com certeza assimilada por todos.


Depois do rápido almoço, seguimos para o centro de convenções onde o evento prinicipal seria realizado. Pessoas foram chegando. Muitos alunos, da escola internacional e do MAC, seus pais ou responsáveis, autoridades, como o embaixador do Brasil, a esposa do primeiro Ministro e a imprensa. Iniciamos as atividades com uma pequena brincadeira com as crianças. Nesse momento o presidente da república do Timor Leste chegou para prestigiar o evento também, uma vez que era dúvida a sua presença.


 Seguindo o protocolo, coisa que eles gostam muito de fazer, iniciaram as apresentações e as formalidades. O presidente, o embaixador do Brasil e o Cacá foram chamados ao palco para uma surpresa. Puxaram juntos uma pequena corda que desenrolou uma bandeira com a seguinte frase em Tétun: "Dame moris iha ita nia Fuan Rasik", "a paz nasce em nossos corações", frase criada pelo presidente da república que ganhou o prêmio Nobel da paz! Momento de muita emoção... O presidente foi convidado para dar algumas palavras e o fez com muito respeito. Elogiou o trabalho e a nossa presença por aqui. Ainda cortamos um bolo em homenagem ao evento e a independência do Timor e brindamos com duas garrafas de champagne. Viva Timor!


Após a acomodação de todos foi apresentado no telão um clipe contando a história do Timor, do MAC, da capoeira e do ZUNGU por aqui. Emocionante o vídeo! Dificil segurar as lágrimas. Em seguida iniciaram as apresentações culturais do MAC Zungu. Danças, música, cultura Timorense e Brasileira misturadas, arrancaram muitos aplausos dos convidados e de todos presentes. Após o término de uma das apresentações, uma rápida troca de olhares com os outros brasileiros da equipe constatou que além das palmas, lágrimas também foram tiradas de nós.


 Inspirados por tantas emoções, iniciamos o batizado. Cerca de duzentas e cinquenta (250) crianças e jovens sendo homenageados com a entrega da corda (graduação na capoeira). Resumindo, o batizado iniciou as três (03) horas da tarde e acabou as nove (09) horas da noite. Seis (06) horas de muita capoeira e muitas homenagens! Parabéns a todos...


 No domingo, logo cedo ministramos uma oficina cultural, com maculelê, samba, dança afro e ciranda, seguida por uma aula de Capoeira. Atividades que preencheram toda a manhã e apesar do cansativo sábado, quase todos jovens e crianças estavam presentes. O público não, uma vez que na programação esta parte do evento era fechada apenas aos alunos. Durante a tarde aproveitamos e fizemos uma reunião com os líderes e graduados para planejar, estruturar e solidificar o trabalho por aqui. Muito proveitoso! Momento marcante na despedida do Kamikaze, que precisou voltar para casa com antecedëncia, foi quando ele entregou uma bandeira da Indonésia para os integrantes do MAC Zungu aqui no Timor! maravilhoso...


O dia terminou com uma grata surpresa. Uma grande festa de despedida organizada pela comunidade no MAC, com muita comida, música e homenagens. Familiares, crianças e líderes nos presentearam com muito carinho, respeito e atenção. É fantástico e não há nada que pague o reconhecimento e a valorização daquilo que você acredita e planta durante a vida! Só nos resta abrir o coração e agradecer por tudo!


Obrigado Timor Leste!!!!!!!

2 comentários:

  1. Emocionou só de ler o que vcs contaram... imagina estar aí diretamente!!!;)
    bjos Karen

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Karen... tb fiquei emocionada ao ler e ver as fotos desse batizado tão cheio de energia e alegria... dá pra sentir o amor pelo trabalho realizado do Zungu aí no Timor. Parabéns galera!!! bj Marcela

    ResponderExcluir