Aqui você vai ler um pouquinho sobre a experiência que é levar malas cheias de capoeira, samba e cultura brasileira para o outro lado do mundo. E também o que traremos de lá.


BRASIL VISITA I - INDONÉSIA
BRASIL VISITA II - INDONÉSIA E TIMOR LESTE

BRASIL VISITA III - INDONÉSIA, TIMOR LESTE, MALÁSIA E FILIPINAS

domingo, 8 de maio de 2011

Um pouco de cultura local...

Nesta manhã acordamos e fomos até o shoping (que fica bem próximo ao nosso hotel) para encontrar com o Ahda e a Sol (aluna da Escola Cultural Zungu Capoeira de Surabaya que chegou para ajudar e participar do evento).

Eles sugeriram um passeio cultural para nós. Um museu de bonecos e bonecas indoneses que retratam a história, a cultura e a religião local. Nós quase não gostamos de cultura, aceitamos de imediato!

O museu fica no centro histórico da "velha" Jakarta. O centro antigo de Jakarta. Pegamos um ônibus, porque de carro levaria o dobro do tempo, e chegamos em aproximadamente uma (01) hora.


Após um rápido passeio pelas redondezas no centro antigo, chegamos ao museu. Logo na entrada fomos recebidos por um guia, que nos acompanhou explicando detalhadamente cada momento dentro do  museu. Um senhor de aproximadamente quarenta (40) anos, budista, simples e muito inteligente. Suas explicações são um show, uma verdadeira performance. Percebe-se logo no cumprimento que ele está ali porque ama falar sobre o seu país e sua cultura.


Uma infinidade de informações foram tomando conta de nosso entendimento. Deuses antigos, guerras, rituais, política e muita espiritualidade foram os temas principais. É realmente incrivél como os asiáticos estão avançados espiritualmente. Seria fantástico aprender um pouco de tudo isso todos os dias e levar para nossas vidas. Na verdade acho que todos nós já estamos aprendendo! Cabeça e coração abertos são a chave para o nosso crescimento espiritual.


Na hora do almoço saimos para comer em um restaurante em frente ao museu, afinal somente conhecimento não alimenta o ser humano. O restaurante, muito sofisticado e luxuoso, segue o padrão do centro antigo, porém muito bem conservado e decorado. O preço, fora do padrão asiático, assustou um pouco. Mas valeu a experiência e a ótima comida também.


A noite (final do dia), seguimos para a "sede" da Escola Cultural Zungu Capoeira para conhecer os alunos novos da Escola por aqui. Afinal o trabalho é novo, e antes do evento principal é sempre bom você conhecer parte da sua família!

Aproximadamente quinze (15) alunos, a maioria bem jovem, nos esperavam na porta do Dojo. Uma alegria contagiante tomou conta do espaço. Não há nada que não fazemos, depois de um sorriso, um aperto de mão e um abraço, fomos dar uma aula, é claro!


A aula durou pouco mais de uma hora e foi muito legal. Estão todos em um nível muito bom. Aliás isso não é novidade. O potencial dos indoneses para aprender a capoeira é incrivelmente grande. Aprendem muito rápido tudo o que é ensinado.


Um dia especial não poderia acabar de qualquer jeito. Fomos a um restaurante tipicamente indonês jantar e bater papo com a nossa nova família por aqui.

Obrigado meu DEUS por tudo!


2 comentários:

  1. Que loko novas pessoas na familia zungu.
    ABS

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!! Como estou curiosa estou em ouvir logo as histórias e o que vcs aprenderam!! rs
    bjos Karen

    ResponderExcluir